Em sua opinião o aborto é:

domingo, abril 25, 2010

Ética no Trabalho depende de Bom Senso e Moderação

Você usa o telefone do seu trabalho pra fazer ligações particulares? Usa a internet para resolver problemas pessoais? Entenda o que pega bem e o que é condenável no ambiente profissional.
“Ética pra mim é uma pessoa que anda conforme as leis aí e tudo mais”, diz João Dias, analista de sistema.
“É agir de acordo com os princípios morais e os princípios da sociedade”, afirma Pedro Antonioni, coordenador TI.
“Falar mal do serviço de um colega seu, é bastante antiético”, declara Fernanda Domingues, dentista.
“Uma pessoa que puxa o tapete pra subir... Nas empresas sempre tem”, comenta Daniela Vada, engenheira.
"A ética tem quatro princípios básicos: ela tem o princípio do respeito, ela tem o princípio da justiça, da solidariedade, e o princípio do bem-comum. Se você segue esses quatro princípios, você tenha a certeza que você já está no caminho da ética", explica Carlos Alberto Nascimento, gestor de pessoas.
No ambiente de trabalho estas regras existem e determinam a conduta ética dentro das empresas, mas afinal então, com o identificar se um colega de trabalho tem ética.
Usar o telefone para tratar de assuntos pessoais, e utilizar a internet de forma inadequada são atitudes consideradas antiéticas, que podem levar a demissão. “Esta semana nós temos um histórico de seleção, que a pessoa utilizou de maneira inadequada a internet, acessando sites que não deveria”, comenta Fabiane Cardoso, coordenadora de seleção.
Numa empresa de mineração, que fica próximo a Grande Vitória, existem mecanismos para que o funcionário não cometa abuso e nem seja advertido. Dentro do escritório existem alguns artifícios para que o código de ética seja respeito. A internet, por exemplo, nem todos os sites são usados, existe até um monitoramento para que o funcionário não busque e nem distribua mensagens inadequadas, Os telefones, nem todos fazem ligações interurbanas e a máquina copiadora só funciona com senhas. Exagero? A gerencia da empresa acredita que não, até porque o código de conduta é revisado periodicamente com a participação dos próprios funcionários.
“O empregado comprometido, que conhece, tem informação, sabe exatamente quais são as estratégias, objetivos, o que a empresa busca. E ele tem claramente a informação de qual é a contribuição que ele pode dar no ambiente de trabalho”, declara Benedito Waldson, gerente de RH.
Uma empresa em Sorocaba fabrica produtos para a área de saúde. Tem 400 funcionários, controlar todos eles não e tarefa fácil. A solução, então, foi criar um guia de boas praticas para os trabalhadores.
A cartilha é entregue a todo novo funcionário, nela contam informações fundamentais para garantir a ética no ambiente de trabalho, a ideia é colocar regras para o uso dos recursos que a empresa disponibiliza. O telefone para fins particulares, por exemplo, deve ser dosado.
Marcia garante, pensa duas vezes antes de pegar no telefone. “Toda a vez que você vai fazer uma ligação você sabe que está sendo controlado, então você vê a necessidade desta ligação”, diz Marcia Ferigatto, supervisora de contabilidade.
Atenção para outras orientações, dar ou receber presentes não é bem visto. Os meios de comunicação eletrônicos, como a internet devem ser usados para servir somente aos interesses da empresa. Funcionários da área comercial não podem aceitar negociação que envolva subornos, propina ou presentes.
“O nosso intuito foi realmente criar este guia para servir como uma ferramenta que possa ser consultada sempre que necessário e que ele assine tomando realmente ciência e se comprometendo a seguir essas regras definidas”, afirma Denílson Lima, chefe de RH.

sexta-feira, abril 23, 2010

Falta de ÉTICA!

E ainda as pessoas se perguntam: O que é falta de Ética?

Fonte: http://www.bicodocorvo.com.br/transporte/o-que-e-falta-de-etica

quarta-feira, abril 21, 2010

Poema da Ética

A cantora Ana Carolia faz um desabafo, ao ler o poema de Elisa Lucinda ...

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=03qln0920mk

segunda-feira, abril 19, 2010

Quando a Ética (ou sua falta) vira pauta?

A ética nada mais é que respeitar o outro, saber onde começam e terminam seus direitos. Não só as pessoas, como também as grandes e pequenas empresas, devem agir com ética quando forem prestar algum tipo de serviço. Na mídia, casos como o da empresária Silvia Calabresi, que torturou menina de 12 anos em Goiânia, geram muitas discussões sobre o que é ou não ético. Tomando conhecimento do acontecido, a mídia se pôs pronta para mostrar o caso com riqueza de detalhes. Uma das redes de TV que saiu na frente das reportagens foi a Globo. No programa Fantástico do último dia 23/03 foi ao ar uma matéria muito polêmica. Sem a permissão de Silvia, o repórter da Globo entrou na cela com microfone escondido e gravou a conversa que teve com a suspeita, acompanhado de alguns advogados. Aí surge uma pergunta: aonde foi parar aquilo chamado de ética? Naquele momento, eles simplesmente não se importaram ou simplesmente ignoraram a imagem da mulher. Todo tempo, a Rede Globo expôs Silvia, fazendo o público pensar que a acusada é culpada e deve ser condenada. Por Daniela Fernandes Queiroz em 1/4/2008

domingo, abril 18, 2010

Charge - Onde está a Ética?

Fonte: http:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTxMT31GrgCj3nY7Z0AtFmnlOhAprCY9r_bK2W3IqOHl4ykSHosIxYhgbVWN_2WDTg3J5B5yHL266Lq3o5yjnGC8FIFcgh_rBXd8jZpYjJrQl-SBJN7hZxLVf2yid7g_mHxx7bUFmAetU/s1600/charge-apagao_etico.jpg

ÉTICA "CHARGE DO DIA"

ÉTICA PROFISSIONAL

Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Seria a ação "reguladora" da ética agindo no desempenho das profissões, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão. Ela atinge todas as profissões e quando falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos. Assim temos a ética médica, do advogado, do biólogo, etc. Acontece que, em geral, as profissões apresentam a ética firmada em questões muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. Questões como o aborto, pena de morte, seqüestros, eutanásia, AIDS, por exemplo, são questões morais que se apresentam como problemas éticos - porque pedem uma reflexão profunda - e, um profissional, ao se debruçar sobre elas, não o faz apenas como tal, mas como um pensador, um "filósofo da ciência", ou seja, da profissão que exerce. Desta forma, a reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana. Sendo a ética inerente à vida humana, sua importância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam. A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

Fonte: http://tpd2000.vilabol.uol.com.br/etica2.htm

quinta-feira, abril 08, 2010

A ÉTICA E O BRASIL...!

A polêmica e o drama da MISÉRIA...
Onde está a ÉTICA??
A que ponto chegamos??
Pense, reflita ... O grande desafio do Brasil!!