Em sua opinião o aborto é:

segunda-feira, maio 24, 2010

Ética na Família

Parece sem sentido falar de ética na família. O que seria isto, exatamente? Precisamos de ética no trabalho, na política, na vida com outras pessoas. Mas, na família? Seria alguém desonesto na família? Prejudicaria os outros, conscientemente? Fraudaria os demais?

Sem hesitar: sim. Há uma grande necessidade de ética na família. Ela é, hoje, sabotada em um processo de desconstrução, em que se procura derrubar o que está estabelecido e nada deixar em seu lugar. Muitos cristãos colaboram para isso. Ela é dada como ultrapassada, como reacionarismo social e como opressora, por querer limites. Já observou o esquema das novelas? Os adultos são sempre mostrados como hipócritas, e os jovens como idealistas. Os jovens dão broncas homéricas em seus pais, que são figuras patéticas, sem rumo. Os jovens têm todos os direitos, e os adultos, todos os deveres. Os jovens não têm deveres e os adultos não têm direitos. A mensagem é a mesma da década dos sessentas: “Não confie nos adultos, menos ainda em seus pais”.

A ética na família começa com o senso de grupo. A família deve se unir, se fechar e reagir contra quem tenta destruí-la. E na ética doméstica, precisamos ter a noção de que temos direitos, mas deveres, também. Desempenhamos papéis no relacionamento familiar, e não podemos alterá-los. Filhos não governam a casa e pais são mais que pagadores de contas. São as pessoas que devem dar o rumo correto ao lar. Uma família procura se manter unida, porque, como disse Jesus, uma casa dividida acaba ruindo.

Ame sua família. Respeite seus membros. Saiba qual é seu espaço, situe-se nele, cumpra seus papéis e respeite os dos outros. Mostre sua fé em casa. Na igreja e no culto é muito fácil ser espiritual, mas mostre no lar.

Fonte: http://www.isaltino.com.br/2009/08/etica-na-familia/

domingo, maio 23, 2010

Ética, importante na comunicação!!!

Por: Alex Gonsalves

Ética é um termo muito usado e pouco efetivado em seu sentido neste início de século. A mídia é o lugar onde essa discrepância é ainda mais salientada. Pornografias apresentadas como arte, explorações das desgraças alheias exibidas como notícias, assassinatos colocados em questão com relação ao assassino ser justo ou não.

Na sociedade do século XXI, o cidadão vive preso por grades com lanças pontiagudas, arame farpado e elétrico em muros altos. Os ladrões vivem soltos. Mais que isso, fazem papéis de policiais, protegendo aqueles a quem conhecem, dando ordens, impondo regimes perante a população. Para os policiais, o que sobra? Os papéis de bandidos, roubando, extorquindo, assassinando.

O desrespeito ao outro, presente na sociedade, está também na TV, no rádio, no jornal, na revista. Esta é uma relação de ovo-galinha. Quem veio primeiro? A mídia é refletora da situação. Não só refletora, mas também mantenedora ou transformadora. O jornalista, a cada matéria, mantém o sistema social ou transforma-o. Seja um ou outro, sempre está influenciando. Assim sendo, deve estar sempre colocando em relação a intensidade de sua participação no processo. Quando se dá conta disso, busca mobilizar outros a exercerem influência similar.

O jornalista deve cobrar e buscar transformar sua própria ética, a de seus colegas, para aí sim partir para a sociedade. Se ele não concorda com o modo como são retratadas as notícias, certamente buscará fazer diferente. Se esse diferente for bem feito, será reconhecido e influenciará outros com seu estilo. Outros, fazendo o mesmo, aumentarão a força, chegando à transformação social. Na sociedade aquele que mais influencia é o que transforma.

Um pensar ético não é uma alternativa profissional; é uma necessidade social. Se o descaso com a moralidade não for modificado na mídia, a sociedade continuará caminhando para o caos.

Moral e Ética:

Dois Conceitos de Uma Mesma Realidade

A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.

Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.

Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.

Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.

Fonte:http://www.coladaweb.com/filosofia/moral-e-etica-dois-conceitos-de-uma-mesma-realidade

quinta-feira, maio 20, 2010

A Importância de Ser Ético no Ambiente de Trabalho

Qual o papel da ética no sucesso de um profissional atualmente? A falta de ética atrapalha seu crescimento?

Mario Persona - Em uma época quando as empresas procuram ser transparentes e oferecer produtos transparentes, que não reservem surpresas para os consumidores, é coerente que as pessoas que produzem e vendem esses bens sejam também transparentes e não reservem surpresas. Ao contrário do que acontecia no passado, quando a falta de comunicação entre consumidores limitava as reclamações e críticas ao pequeno círculo de relacionamento de cada um, hoje qualquer cliente insatisfeito é capaz de espalhar sua insatisfação por textos, áudio e até vídeo para milhares de pessoas, colocando em risco marcas e profissionais.

Como você conceitua ética profissional?

Mario Persona - Há longas explicações para ética, porém creio que a mais fácil e útil para o dia-a-dia de qualquer profissional é adotar como comportamento ético a prática daquilo que ele também gostaria que os outros fizessem a ele próprio. Quando perguntamos: "Será que eu gostaria que alguém fizesse isso comigo?", estamos fazendo um julgamento da ética em nosso próprio modo de agir.

Esse é um assunto pouco visto durante a graduação ou cursos de qualificação?

Mario Persona - Ainda vivemos em um mundo onde o mais esperto é quem supostamente se dá melhor e existe também uma idéia instintiva em nós de competição selvagem e de sobrevivência do mais forte. Porém não é seguindo nossos instintos que chegamos a um comportamento ético. Creio que falta no ensino dosar melhor a idéia de querer ser o primeiro com o comportamento ético.

Se a pessoa não teve contato com o assunto, como ele pode procurar conhecimento?

Mario Persona - Acredito que ética esteja mais associada ao berço e ao exemplo recebido na formação do caráter, do que a uma habilidade que adquirimos através do aprendizado. Existem pessoas que têm uma dificuldade enorme para adotar um comportamento ético porque foram criadas com mentiras, ensinadas a enganar, a furar a fila, a subornar e tantas outras coisas que ferem a ética e os costumes de uma sociedade civilizada. A reação que um profissional percebe em seu ambiente, das pessoas que o cercam, pode lhe dar uma indicação se o seu comportamento é ético ou não.

Na prática, quais as principais questões éticas com as quais o profissional se depara no ambiente de trabalho?

Mario Persona - São muitas, mas a grande dificuldade fica por conta da hierarquia, que exige um comportamento ético do profissional para com a empresa, mas às vezes exige o contrário em relação aos clientes, fornecedores e concorrentes. Dois pesos e duas medidas não funcionam por muito tempo. Se eu exigir que meu funcionário seja mentiroso, corrupto e ladrão em seu comportamento para com os de fora visando a lucratividade da empresa, não posso me surpreender se descobrir que ele está mentindo, corrompendo e roubando também no ambiente interno.

Fonte: http://www.mariopersona.com.br/entrevista_acritica_etica.html

terça-feira, maio 18, 2010

A Falta de Ética na Humanidade

No Brasil isso se traduz no famoso jeitinho brasileiro, no Zeca Pagodinho virando a casaca e fingindo que não sabe de nada nas amarelas da Veja, na cara de pau deslavada dos homens publicos que roubam descaradamente os bens publicos. A meu ver atitudes não éticas são o maior entrave ao nosso desenvolvimento enquanto espécie, a nossa alimentação coletiva, ao nosso crescimento cultural e intelectual.
As teorias econômicas diziam que a competição é o melhor para o mercado, que todos ganham quando cada um faz o melhor para si próprio, mas John Nash veio completar (para não dizer contradizer) essa idéia colocando que o ideal é que cada um faça o melhor para si e para o grupo. Quem viu uma mente brilhante se lembra da idéia.
Etica é isso. É fazer o melhor para si e para o grupo, para que todos ganhem, não só você. Não foi Nash quem desenvolveu essa idéia que ja nos vem sendo ensinada a milhares de anos, quase desde que a história é historia. O bom senso sempre existiu, e com ele a ética. Sinto falta dela.
A vida me ensinou a ser uma pessoa provida de ética. Em geral quando se age sem ética a vida consegue dar a volta e acertar as contas no final. Para mim isso ficou muito claro em muitissimas experiencias. Curiosamente algumas pessoas vivem sem que percebamos o acerto de contas e estas parecem que estao acima da etica. Elas criaram uma nuvem, envolveram a etica de tal forma em suas comunidades/familias/ambientes de trabalho que uma moral desprovida de etica, absurda, paradoxal, bizarra foi criada. Nao entendo como essas estruturas morais ainda nao foram balancadas, ou se foram, como essas pessoas adaptaram as estruturas ou a propria pseudo-moral para se manterem longe da etica. Acredito que estas sao pessoas providas de um traquejo socio-politico muito alem do que sou capaz de imaginar. Ou de uma força amedrontador.

segunda-feira, maio 17, 2010

ÉTICA começa por você!!!

Vídeo sobre a falta de ética no local de trabalho, onde o chefe diz algo para sua funcionária e ele mesmo não cumpre com o que diz.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=t3u3XuIjg1Q

domingo, maio 16, 2010

FALTA de ÉTICA no MUNDO e na VIDA !!

Exemplo: No Futebol

Para começo de história é uma boa sugestão. Todos em clima de animação torcendo por suas queridas nações sem saber o que há por trás dos campos. Antes, vamos analisar o seguinte texto: “Um jogador do time de vermelho e branco (Ajax) havia sofrido uma falta e estava no chão com dores. Então, como sempre, o time adversário (de amarelo) pôs a bola para fora para que o jogador fosse atendido. Após o atendimento o jogador do Ajax foi devolver a bola e sem querer acabou fazendo um golaço. Todos, inclusive o que fez o gol, ficaram sem graça, mas o gol foi validado pelo juiz. Ao reiniciar o jogo, no meio de campo, os jogadores do Ajax não se movimentaram permitindo que o time de amarelo fizesse o gol.” noticia enviada por Roberto Costa ex-arbitro de futebol. Esse é um perfeito exemplo do que o futebol deveria representar. O companheirismo, a compaixão, a paz, a razão. Infelizmente isso não está em nossa realidade. Levam o esporte (não só esse) como se fosse acabar o mundo, e tudo aquilo que tivesse em volta não importasse. E os únicos que sobreviveriam a essa catástrofe, seriam aqueles que ganhassem o campeonato. Sem espírito de fraternidade, o mundo gira em volta dele mesmo. Um exemplo mais próximo de nós. O aluno Bruno (1o ano do Educandário Miosótis. Engraçado, ele senta do meu lado!) falou simplesmente uma frase, mas que nos faz pensar:

“Dentro de campo, a bola nos faz de idiotas.”

E faz mesmo. Qual é a razão de jogarmos futebol? Simples diversão. Competição. Companheirismo. Trabalho em grupo. É o que deveria ser. Tudo bem. Não entendo muito de futebol. Mas sei o que é certo. Ou pelo menos deveria ser. Há boatos de que o resultado do final copa de 98, cujo vencedor foi a França, foi simplesmente comprada. Horas, comprar um evento mundial que mobiliza bilhões de pessoas (e dólares) é fácil. Basta ter medo de perder e ter em bolsos bastante “”verdinha” para pagar a corrupção. Já que estamos falando em esporte, vale a pena lembrar o que a Ferrari fez com Rubens Barrichello. Por base, o piloto, chegando perto da bandeira quadriculada em 1° lugar, freou para que seu “companheiro” de equipe Michael Schumacher passasse. Depois disso, nunca mais assiti as corridas. Pensei que o jogo era limpo, que realmente eles disputavam. Fonte: http://letsrider.com/blog/a-falta-de-etica-no-mundo-e-na-vida/

domingo, abril 25, 2010

Ética no Trabalho depende de Bom Senso e Moderação

Você usa o telefone do seu trabalho pra fazer ligações particulares? Usa a internet para resolver problemas pessoais? Entenda o que pega bem e o que é condenável no ambiente profissional.
“Ética pra mim é uma pessoa que anda conforme as leis aí e tudo mais”, diz João Dias, analista de sistema.
“É agir de acordo com os princípios morais e os princípios da sociedade”, afirma Pedro Antonioni, coordenador TI.
“Falar mal do serviço de um colega seu, é bastante antiético”, declara Fernanda Domingues, dentista.
“Uma pessoa que puxa o tapete pra subir... Nas empresas sempre tem”, comenta Daniela Vada, engenheira.
"A ética tem quatro princípios básicos: ela tem o princípio do respeito, ela tem o princípio da justiça, da solidariedade, e o princípio do bem-comum. Se você segue esses quatro princípios, você tenha a certeza que você já está no caminho da ética", explica Carlos Alberto Nascimento, gestor de pessoas.
No ambiente de trabalho estas regras existem e determinam a conduta ética dentro das empresas, mas afinal então, com o identificar se um colega de trabalho tem ética.
Usar o telefone para tratar de assuntos pessoais, e utilizar a internet de forma inadequada são atitudes consideradas antiéticas, que podem levar a demissão. “Esta semana nós temos um histórico de seleção, que a pessoa utilizou de maneira inadequada a internet, acessando sites que não deveria”, comenta Fabiane Cardoso, coordenadora de seleção.
Numa empresa de mineração, que fica próximo a Grande Vitória, existem mecanismos para que o funcionário não cometa abuso e nem seja advertido. Dentro do escritório existem alguns artifícios para que o código de ética seja respeito. A internet, por exemplo, nem todos os sites são usados, existe até um monitoramento para que o funcionário não busque e nem distribua mensagens inadequadas, Os telefones, nem todos fazem ligações interurbanas e a máquina copiadora só funciona com senhas. Exagero? A gerencia da empresa acredita que não, até porque o código de conduta é revisado periodicamente com a participação dos próprios funcionários.
“O empregado comprometido, que conhece, tem informação, sabe exatamente quais são as estratégias, objetivos, o que a empresa busca. E ele tem claramente a informação de qual é a contribuição que ele pode dar no ambiente de trabalho”, declara Benedito Waldson, gerente de RH.
Uma empresa em Sorocaba fabrica produtos para a área de saúde. Tem 400 funcionários, controlar todos eles não e tarefa fácil. A solução, então, foi criar um guia de boas praticas para os trabalhadores.
A cartilha é entregue a todo novo funcionário, nela contam informações fundamentais para garantir a ética no ambiente de trabalho, a ideia é colocar regras para o uso dos recursos que a empresa disponibiliza. O telefone para fins particulares, por exemplo, deve ser dosado.
Marcia garante, pensa duas vezes antes de pegar no telefone. “Toda a vez que você vai fazer uma ligação você sabe que está sendo controlado, então você vê a necessidade desta ligação”, diz Marcia Ferigatto, supervisora de contabilidade.
Atenção para outras orientações, dar ou receber presentes não é bem visto. Os meios de comunicação eletrônicos, como a internet devem ser usados para servir somente aos interesses da empresa. Funcionários da área comercial não podem aceitar negociação que envolva subornos, propina ou presentes.
“O nosso intuito foi realmente criar este guia para servir como uma ferramenta que possa ser consultada sempre que necessário e que ele assine tomando realmente ciência e se comprometendo a seguir essas regras definidas”, afirma Denílson Lima, chefe de RH.

sexta-feira, abril 23, 2010

Falta de ÉTICA!

E ainda as pessoas se perguntam: O que é falta de Ética?

Fonte: http://www.bicodocorvo.com.br/transporte/o-que-e-falta-de-etica

quarta-feira, abril 21, 2010

Poema da Ética

A cantora Ana Carolia faz um desabafo, ao ler o poema de Elisa Lucinda ...

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=03qln0920mk

segunda-feira, abril 19, 2010

Quando a Ética (ou sua falta) vira pauta?

A ética nada mais é que respeitar o outro, saber onde começam e terminam seus direitos. Não só as pessoas, como também as grandes e pequenas empresas, devem agir com ética quando forem prestar algum tipo de serviço. Na mídia, casos como o da empresária Silvia Calabresi, que torturou menina de 12 anos em Goiânia, geram muitas discussões sobre o que é ou não ético. Tomando conhecimento do acontecido, a mídia se pôs pronta para mostrar o caso com riqueza de detalhes. Uma das redes de TV que saiu na frente das reportagens foi a Globo. No programa Fantástico do último dia 23/03 foi ao ar uma matéria muito polêmica. Sem a permissão de Silvia, o repórter da Globo entrou na cela com microfone escondido e gravou a conversa que teve com a suspeita, acompanhado de alguns advogados. Aí surge uma pergunta: aonde foi parar aquilo chamado de ética? Naquele momento, eles simplesmente não se importaram ou simplesmente ignoraram a imagem da mulher. Todo tempo, a Rede Globo expôs Silvia, fazendo o público pensar que a acusada é culpada e deve ser condenada. Por Daniela Fernandes Queiroz em 1/4/2008

domingo, abril 18, 2010

Charge - Onde está a Ética?

Fonte: http:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTxMT31GrgCj3nY7Z0AtFmnlOhAprCY9r_bK2W3IqOHl4ykSHosIxYhgbVWN_2WDTg3J5B5yHL266Lq3o5yjnGC8FIFcgh_rBXd8jZpYjJrQl-SBJN7hZxLVf2yid7g_mHxx7bUFmAetU/s1600/charge-apagao_etico.jpg

ÉTICA "CHARGE DO DIA"

ÉTICA PROFISSIONAL

Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Seria a ação "reguladora" da ética agindo no desempenho das profissões, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão. Ela atinge todas as profissões e quando falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos. Assim temos a ética médica, do advogado, do biólogo, etc. Acontece que, em geral, as profissões apresentam a ética firmada em questões muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. Questões como o aborto, pena de morte, seqüestros, eutanásia, AIDS, por exemplo, são questões morais que se apresentam como problemas éticos - porque pedem uma reflexão profunda - e, um profissional, ao se debruçar sobre elas, não o faz apenas como tal, mas como um pensador, um "filósofo da ciência", ou seja, da profissão que exerce. Desta forma, a reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana. Sendo a ética inerente à vida humana, sua importância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam. A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

Fonte: http://tpd2000.vilabol.uol.com.br/etica2.htm

quinta-feira, abril 08, 2010

A ÉTICA E O BRASIL...!

A polêmica e o drama da MISÉRIA...
Onde está a ÉTICA??
A que ponto chegamos??
Pense, reflita ... O grande desafio do Brasil!!

quarta-feira, março 24, 2010

O ABORTO E A ÉTICA

O aborto é um assunto muito pouco discutido, então resolvemos levantar essa questão em nosso blog, pesquisando e lendo alguns textos um nos chamou muita atenção, e gostariamos que todos compartilhassem conosco, lendo e tirando suas conclusões, o link esta a seguir, ele resume tudo, e expressa em sua grande maioria a nossa opinião com relação ao tema. http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=874668
Boa leitura. Não esqueça de votar em nossa enquete!

quinta-feira, março 18, 2010

Ética não é modismo!

Marcelo Ribeiro Rocha*

Muito se tem falado sobre ética atualmente. Parece-me que o assunto é quase uma novidade no mercado e o pensamento de uma grande maioria é de que se trata apenas de mais um “modismo”. Seria a ética uma onda passageira que arrastaria as organizações para um processo de revisão de seus procedimentos internos e externos nos âmbitos social, cultural, de convívio com clientes, fornecedores e acionistas diante de uma crise mundial ora instaurada?
Mero engano. O tema que a princípio parece ser recente e superficial em alguns círculos é mais antigo e profundo do que se imagina. Se levarmos em consideração a origem do termo, ética representa mais que a essência do como devemos agir para atingir um objetivo ou meta, ou melhor, dentro de quais princípios devemos nortear nossas decisões. A incansável busca do homem para conseguir sua realização, o seu equilíbrio psicofísico, enfim, ter uma vida virtuosa, vai ao encontro a desses conceitos de caráter ético debatidos exaustivamente por grandes filósofos, desde os tempos de Sócrates há cerca de 400 a.C. A partir de então, foram surgindo novas correntes filosóficas sobre a ética, porém, sempre dentro de um propósito único que é a definição da maneira de agir do ser humano (único ser vivo capaz de demonstrar tais comportamentos dentro da visão ética) e de se relacionar com o meio em que vive.
Diferentemente da moral, mas estreitamente relacionada ao termo, é através da ética que o indivíduo é levado ao seu momento de introspecção, ou seja, ele se volta para o seu próprio íntimo fazendo um auto-exame de consciência e avaliando os reflexos de suas atitudes e comportamentos perante a sociedade que o circunda. Afinal, a atitude ética é necessária em qualquer segmento, seja na vida profissional ou pessoal.

Fonte: http://www.eticaempresarial.com.br/

terça-feira, março 16, 2010

O que é Ética e o que ela envolve?

"A Ética é um elemento que caracteriza toda a ação do ser humano, sendo assim ela é vital na produção de uma realidade social. Todos nós possuímos um senso ético subjetivo, movido pela consciência moral que estabelece os parâmetros normativos de como devemos ou não nos comportar. No ponto chave de um ideal comum, nasce a ética empresarial, impulsionada pelo benefício que a sinergia desse estado proporciona no âmbito organizacional."

"Se não tomarmos cuidado, no próximo milênio não vamos ter nem ética nem dignidade no dicionário português. Serão substituídas por esperteza”.(Antônio Ermírio de Moraes)"

Fonte: http://puranoticia.com.br/2009/11/05/etica-questao-de-sobrevivencia/

http://hiperimagem.org/oqrp/2009/12/quando-o-outro-entra-em-cena-nasce-a-etica-umberto-eco/